Arte – Educação
Os jogos e as brincadeiras corporais, rítmicas e melódicas, as invenções musicais e teatrais, os desenhos, pinturas, histórias, poemas e parlendas são muito mais do que atividades de recreação. Eles são poderosos instrumentos educativos para exercitar a capacidade de interagir com a realidade, guardando o sentido da ludicidade, condição básica para que o desenvolvimento da criatividade se efetue.
As estratégicas criativas são decorrentes de um processo que se baseia na observação, reflexão, imaginação e realização. Esses aspectos desenvolvem capacidades funcionais como atenção, concentração, curiosidade, lógica, disciplina, persistência, esforço etc. Todo este trabalho gera no indivíduo (criança ou adulto) confiança, em suas próprias capacidades e potencialidades, responsabilidades e atitudes colaborativas no grupo.
A arte se situa no prolongamento do brincar da criança e deve guardar esta qualidade de vivacidade e entrega, oferecendo-se como um meio especialmente rico enquanto fator de integração dos sentidos, sentimentos e pensamentos. Dessa forma, a arte não somente cultiva a sensibilidade, a percepção e a imaginação, mas também todos os fatores que participam da construção da inteligência.
As propostas educativas presentes nestes projetos nasceram e se desenvolveram com este intuito: acreditar que podemos moldar uma nova realidade onde cada um se sinta participante de forma inteira, complementar e cada vez mais expansiva.